top of page

Blog

Nosso casamento acabou ! Como saber quando essa é próxima frase a ser dita?

Pergunta difícil de se responder . Como saber que o casamento já chegou ao fim?


Quando alguém tem essa dúvida e me procura por ajuda compartilho com meus clientes um exercício que me dá a medida exata do quanto estamos felizes num relacionamento. Esse exercício eu mesma pratico. Ao ir deitar pra dormir, olho pro meu companheiro e me pergunto: “hoje, com tudo o que vivi e na pessoa que me transformei, eu me casaria novamente com ele?”


Quando o lugar da alegria, do querer estar juntos é ocupado pelo “não aguento mais isso”, “não gosto disso”, quando o prazer de ver a pessoa se transforma em algo que remete a sofrimento, ou mesmo quando nosso coração mexe ao ver outra pessoa que não seja nosso parceiro, cada uma dessas situações acende uma luzinha que deve ser olhada. Quando olhamos um casal feliz e comparamos com o que vivemos e acreditamos que está aquém do que queremos, ou vemos uma cena de um casal e falamos que aquilo é mentira, aí tem um tantão de desconforto.


E aí você começa a se questionar: onde está o erro?

Ás vezes o erro é pela falta: falta dialogo, falta interesse, falta compromisso. Ás vezes o erro é pelo excesso: excesso de tolerância que não ajuda, excesso de cuidados apenas de um lado, excesso de entrega - sem receber nada em troca.


Com esses questionamentos é comum vir sentimento de culpa, pelo que devia ou não ter feito: devia ter feito de tal forma, não ter falado tal coisa, ter sido mais, ter sido menos.... A lista é grande. E as dores também.

Mas uma verdade pesa nisso tudo: Não há culpados. Não há o que se fez de errado. Importante é perceber que quando um casamento acaba é porque provavelmente já se esgotaram todas as possibilidades e o único caminho que se veem para serem felizes é a separação. Sofre-se a dor de um luto – da história que morreu com o final não esperado e que enterra todas as perspectivas de voltar a ser o conto de fadas.


Mas esse fim é fácil de perceber ao mesmo tempo que é difícil de ser encarado. Assim muitas vezes deixamos a coisa chegar até o limite, até que o outro dá o basta: ou por fazer algo com o qual não conseguimos lidar e nos força a terminar, ou por ele mesmo pedir o fim.


Então costumo dizer que a pessoa sempre sabe quando o casamento acabou, principalmente se já se esgotaram todas as possibilidades. Muitas vezes o medo do fim é que impede de tomar a decisão e dar o passo adiante.


O que faz a gente pensar é o que leva a pessoa a ficar num relacionamento que a faz infeliz, se estamos aqui para sermos felizes? Quanto tempo mais a pessoa suporta entregar a seu bem-estar nas mãos de uma situação (não de uma pessoa) que só faz mal?

Ás vezes é melhor que o fim seja rápido para que se possa ter mais tempo na vida para dar chance á felicidade! Pensa nisso!

Sua decisão é que levará você a outras oportunidades de ser feliz. Se você está passando por momentos assim, de dúvidas sobre o que fazer, entre em contato, pois podemos te ajudar. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Super Beijo!

Andrea Cassemiro

Posts Recentes
Archive
Follow Me
  • Instituto Somos
  • Instituto Somos
  • Instituto Somos
bottom of page