top of page

Blog

Como seu relacionamento afeta sua saúde?

A sua saúde também depende de suas emoções ! Cuidar delas é essencial!!

ECG Coração

Hoje me deparei com duas reflexões muito interessantes, que ao mesmo tempo eram contraditórias e complementares.

Numa delas, um respeitado doutor em física quântica, Dr. Moacir Costa Lima, falava a respeito da força do amor nas nossas vidas, para o funcionamento do nosso corpo e da nossa saúde emocional. No outro , uma psicóloga falava da crença de muitas pessoas em que só quando encontrarem o amor seriam felizes. E que isso, na visão dela, não era verdade. Para ela, a felicidade pode ser encontrada em todos os momentos da vida. Concordei com ambos. E vi o quanto essas informações se completam.

Isso me fez reportar a uma 3ª opinião, talvez o mais forte que já vi, além de comprovado cientificamente. Um estudo apresentado pelo dr. Robert Waldinger, de Harvard, chamado “Lições do estudo sobre felicidade”, o mais longo já feito na história da humanidade, onde por 75 anos ( isso mesmo!) foram acompanhada a vida de 724 homens, ano a ano , perguntando sobre seu trabalho, sua vida doméstica, saúde.

Foram muitos os pesquisadores que por várias razões abandonaram esse estudo, mas por persistência de alguns pesquisadores este estudo ainda está acontecendo. Hoje , por volta de 60 desses 724 homens ainda estão vivos , a maioria na casa dos 90 anos. Dr Waldinger é o atual diretor dessa pesquisa.

A pergunta que deveria ser respondida com esse estudo era : Quais são os parâmetros para se envelhecer feliz e ter vida saudável ? E os resultados dessas análise surpreenderam .

Apesar de toda cobrança inerente ao ser humano em se conquistar riquezas, fama ou de trabalho duro, o mais inesperado resultado foi apresentado: relacionamentos de qualidade nos mantém mais felizes e saudáveis. Simples assim!!! E ao mesmo tempo tão complexo!


Assim, 3 lições sobre relacionamentos foram extraídas desse estudo são as que se seguem:

1. Conexões sociais são muito importantes para nós. As pessoas são mais felizes quando estão conectadas socialmente com a família, com amigos e ou com a comunidade. Elas também se mantém fisicamente mais saudáveis e vivem mais do que as pessoas que tem poucas conexões. E a experiência de solidão é tóxica. SOLIDÃO MATA .

2. A qualidade dos relacionamentos mais próximos é o que importa. Embora possamos nos sentir solitários em meio a uma multidão ou mesmo vivendo um casamento, não o tipo , mas sim a forma como se vive esses relacionamentos é que determinará a qualidade de nossa vida. Viver em meio a relações boas e reconfortantes nos protege.

3. Relacionamentos mais felizes protegem não só o nosso corpo, como também o nosso cérebro. O que ocorre é que ao estar num relacionamento aos 80, as pessoas se sentem mais seguras do que terem que contar com uma outra pessoa em caso de necessidade. Elas tem as suas memórias preservadas por mais tempo.

E por fim o pesquisador nos pergunta : E você? Que tal ir em busca do que os relacionamentos tem a oferecer?

E eu complemento a pergunta: O quanto satisfeito você está com a sua vida afetiva?

Vamos trabalhar essa parte tão importante de nossas vidas? QUERO SABER MAIS

Posts Recentes
Archive
Follow Me
  • Instituto Somos
  • Instituto Somos
  • Instituto Somos
bottom of page